FSA E SUAS AVES

   Diante da pressão sofrida, o meio ambiente tem incrível capacidade de regeneração e recuperação contra eventuais impactos, sejam eles naturais ou antropogênicos. Não obstante, os impactos de natureza antropogênico são cada vez mais nocivos aos ecossistemas, não dando chance nem tempo para a regeneração do meio ambiente.
   A exemplo de toda e qualquer área verde localizada próximo às cidades, o próprio campus do Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA) não passou ileso ao processo de urbanização desordenado e redução da mata nativa em que a região da instituição sofreu no início do século passado.
  No entanto, as aves possuem incrível capacidade de superação. Colonizam, se estabelecem e se adaptam bravamente paisagens urbanas alteradas e, apesar de todas as condições adversas, chamam a atenção pela riqueza e diversidade de espécies. O campus do Centro Universitário Fundação Santo André, embora tenha passado por um processo de modificação ambiental, dispõe de uma área relativamente grande e integra aspectos naturais e urbanos em um ambiente agradável, oferecendo refúgio a diversas espécies de aves, colaborando para a riqueza da avifauna da região. Situado no munícipio de Santo André, SP, Brasil, nas coordenadas 23°39’42″S e 46°33’17″W, a faculdade possui seu campus instalado no bairro Vila Príncipe de Gales, na região denominada Grande ABC, e conta com um razoável fragmento de área verde, cuja importância para toda a avifauna da região é nítida.
   O campus oferece flora e fauna relacionando-se, o que favorece as mais diversas necessidades das aves, pois é através dos recursos alimentares, locais para nidificação e refúgio disponíveis que as aves podem se estabelecer. Principalmente, quando tratamos de áreas urbanizadas e alteradas pela ação antropogênica, onde temos constantemente modificações ambientais.
   Almeja-se por objetivo que este guia virtual possa oferecer informações que sirvam de base não só para aqueles que são amantes deste mundo de cantos, cores e formas, mas também para aqueles que lutam em pró do meio ambiente e toda a diversidade de aves correlacionada. Aliar o processo de desenvolvimento com o de conscientização ambiental é um desafio enorme, mas não impossível. Se batalhada firmemente a questão ambiental vai muito além da conservação das espécies e recursos naturais: melhora a qualidade de vida populacional e abre novos horizontes e perspectivas quanto ao futuro das novas gerações, de todas as espécies viventes e de toda a humanidade.
  A idealização deste guia virtual é justificável na medida em que é possível conhecer as inúmeras espécies de aves que no local residem, visitam ou frequentam sazonalmente. Para isso, por convenção, adotou-se neste presente guia status de ocorrência das espécies no interior do campus da instituição, de maneira que as legendas são:

○ = espécie super-rara;

● = espécie rara e de difícil observação no campus;

●● = espécie pouco comum no campus;

●●● = espécie comum e de fácil observação no campus;

●●●● = espécie muito comum e numerosa no campus;

   Por fim, ao longo deste guia virtual é possível visualizar fichas de 64 espécies de aves registradas durante os trabalhos de observação em campo, pertencentes a 55 gêneros, 30 famílias e 14 ordens, cujas fichas contendo informações e curiosidades estão presentes neste blog.
Cauê Rosetto Reis
Rafael Leme de Almeida
Alunos do 4° ano de Ciências Biológicas (2012).
Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s